Grafite: grandes grafiteiros(as) do Brasil e do mundo

Tempo de leitura: 1 minuto

 

    Em vídeo anterior, postado aqui no Blog, apresentei a história do grafite, desde a origem da palavra, aos primeiros registros de gravite, no sentido literal do termo, no Império Romano, até seu surgimento na contemporaneidade, na forma do grafite como conhecemos hoje. E dando continuidade ao tema, neste vídeo apresento alguns grandes nomes de grafiteiros e grafiteiras que se destacaram no universo do grafite no Brasil e no mundo como: Bansky, Os Gêmeos, Kobra, Negahamburguer, Crânio, Lady Pink entre outros.

    O grafite é uma arte que se disseminou pelo mundo a partir da década de 70, tendo o distrito de Bronx, em New York, Estados Unidos, como seu berço. Chega ao Brasil, principalmente, através de São Paulo em plena ditadura militar e emerge como uma arte de protesto, transgressão e que dá voz aos silenciados num momento de extrema opressão.

    Num segundo momento diversos artistas brasileiros, influenciados pelos norte-americanos, começam a espalhar seus trabalhos pelos muros das cidades, influenciando toda uma geração, que desenvolve um estilo próprio, tendo artistas brasileiros que passam a se destacar não só no Brasil, mas no mundo.

    Entre eles estão os irmãos paulistanos mais conhecidos como Os Gêmeos, que além de terem grafitado no Brasil, têm trabalhos espalhados por diversos países do mundo.

    Outro artista de renome mundial é o Kobra, sendo uma de suas principais obras, a que foi realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, na região portuária, à qual deu o nome de “Povos Nativos dos 5 Continentes”, que hoje é considerado o maior grafite do mundo.

    Também apresento a grafiteira Negahambuguer, que traz em tom de denúncia as diversas opressões vividas pelas mulheres por meio do grafite, discutindo também, através de sua arte a ditadura do corpo e o preconceito racial sofrido pelas mulheres negras.

    Além de grandes grafiteiros do cenário internacional como Bansky, Lady Pink, Basquiat, Keith Haring, buscando dar conta da diversidade e potência dessa expressão artística.

Veja também: http://aressarios.com.br/uncategorized/historia-do-grafite/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *