Folia de Reis – Jornada de Reis Estrela Moderna Volta Redonda

Tempo de leitura: 1 minuto

 

    Este vídeo é resultante da pesquisa de campo que realizei ao longo do mestrado sobre as Folias de Reis do Vale do Paraíba, registrando, neste vídeo, a Jornada de Reis Estrela Moderna de Volta Redonda em visita a uma casa durante seu giro na cidade de Volta Redonda.

    A Folia de Reis foi trazida para o Brasil no século XVI através dos portugueses e já naquele tempo, reuniam-se grupos de homens, cancioneiros do catolicismo ibérico inspirados na jornada natalina das pastorinhas dentro da qual aparecem as figuras dos Reis Magos e que também pertence ao ciclo natalino.

    Aqui chegando, mesclou-se à cultura indígena (nativos) e africana (dos negros trazidos da África no período da escravidão – século XVI), o que hoje se reflete claramente dentro da Jornada através da figura do palhaço.

    Tornou-se aqui uma manifestação popular que pode ser considerada uma forma de expressão do teatro popular.

    A Folia de Reis é uma manifestação da cultura popular brasileira que a cada ano reconstrói a passagem bíblica que narra a jornada dos Reis Magos, guiados pela estrela de Belém, rumo ao Menino Jesus nascido.

    Nas mãos do povo, os textos bíblicos adquirem novas feições. São interpretados, relidos e adaptados pela sabedoria e religiosidade popular, que opera constantes transformações.

    Encontrada, principalmente, nos estados da região sudeste, entre eles o Rio de Janeiro, mas ocorrendo também em outras regiões do país, a Folia de Reis inicia seu ciclo ritual no dia 24 de dezembro (véspera de Natal), quando sai à meia-noite para só retornar no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

    Para saber mais sobre a história da Folia de Reis, clique neste link: http://aressarios.com.br/arte-educacao-e-politica/a-folia-de-reis-no-vale-do-paraiba/

    Meus eternos agradecimentos à todos os foliões que aparecem neste vídeo, em especial ao Mestre Luizinho e ao Palhaço Cocó, pelo tanto que contribuíram durante nossas andanças.

Fotografia e filmagem: Aressa Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *