Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado

Tempo de leitura: 1 minuto

 

    Essa é uma das minhas histórias preferidas e que conheci assim que comecei a contar histórias. A primeira vez que contei me emocionei.

    Eu amo contar histórias, mas comecei amando ouvi-las. E você, gosta de ouvir histórias?

    As histórias têm o poder de nos dar asas e nos permitir ser quem quisermos, os seres mais fantásticos que quisermos e também nos permitem viajar para os reinos mais distantes e mais incríveis que a nossa imaginação é capaz de criar.

    Você já viajou através de uma história? Sim! Você pode fazer isso! Vamos tentar?

    Essa é a história de um coelho, mas também de uma menina e de uma relação linda que se cria entre os dois. 

    O coelho branco quer ter uma filha linda como sua vizinha: “Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?”. Uma história que fala da beleza negra com leveza, humor e carinho. Sem espaço para o preconceito.

    E se você é um educador, professora ou professor, essa é uma ótima história para trabalhar a questão da identidade, da autoimagem, das questões que emergem vida e na escola fruto das questões raciais.

     Através dessa história, as crianças se veem, entendem seu valor, a sua beleza, a sua força. É um processo de espelhamento, onde as crianças se veem no livro, e passam a gostar do que veem. 

    Sabemos de todas as dificuldades que enfrentamos na sociedade e na escola com os abismos sociais e raciais com os quais convivemos e do tanto de preconceito que os negros tem de enfrentar. Portanto, mais do que nunca, precisamos falar sobre isso. E por que não de forma lúdica?

    A menina bonita do laço de fita, é mais uma dentre as tantas meninas bonitas que estão por aí, mas que ainda não reconhecem seu valor e sua beleza. Precisamos falar sobre isso.

    Você vai gostar dessa história!

    E se quiser ouvir outra, clique aqui: http://aressarios.com.br/uncategorized/a-menina-dos-pais-criancas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *